
O que preciso saber na hora de escolher um lençol de borracha?
Este conteúdo é parte de nosso e-book “Guia para escolha da borracha ideal”. Se você deseja entender ainda mais sobre o assunto, clique aqui e faça o download gratuito.
Com tantos tipos, sabemos que fica difícil decidir qual é o ideal.
Cada tipo de borracha possui peculiaridades que as tornam próprias para trabalhos específicos, independente se tratamos de lençóis, pisos, guarnições ou qualquer outro produto derivado. Existem vários tipos de borracha, mas neste post trataremos dos mais comuns de serem encontrados a venda no mercado, são eles: SBR, EPDM, Nitrílica, Pulsômetro e Atóxica.
É necessário porém que, antes de definir o tipo de borracha de que precisa, você saiba exatamente:
- o trabalho que a borracha irá realizar:
Corresponde ao ambiente de trabalho da borracha. Por exemplo: um piso de borracha ao ser instalado no chão de uma acadêmia têm como maior trabalho a absorção de impactos.
- as dimensões da borracha:
Corresponde a altura, a largura e o comprimento da borracha necessária. É necessário saber as medidas do espaço onde esta será aplicada para que assim ocorra a sua correta fixação. Por exemplo: caso a sua intenção seja vedar uma fresta, é importante saber o tamanho exato desta para que a borracha preencha o espaço corretamente, ocorrendo assim a vedação completa, sem deixar folgas. Caso seja fixada uma borracha maior do que o espaço suporta, poderá estar acontecendo uma pressão desnecessária (aos pinos de portas automotivas por exemplo), causando danos à estrutura, podendo até mesmo ser impossível que ocorra a fixação. Após verificar altura e largura, você saberá o comprimento de borracha que será realmente necessária.

- a composição da borracha:
A composição das borrachas é um assunto um tanto complexo e extenso, por isso deixamos aqui o link do nosso post ” ” onde nele tratamos o assunto por completo.
Sabendo isso, agora você está pronto para finalmente definir o tipo de borracha de que precisa. As características específicas dos tipos você encontrará a seguir. Basta agora encontrar o tipo ideal para você:
- SBR– Possui ótima resistência à compressão e ao desgaste, também apresenta boa resistência ao calor e à água. Utilizada para uso geral, sendo a borracha com o menor custo. Temperatura: -40°C à 70°C.

- EPDM– Possui resistência ao ozônio, intempéries, ácidos diluídos e salmouras. Apresenta baixa absorção de água. Temperatura: -40°C à 140°C.

- Nitrílica– Possui alta resistência a derivados de petróleo (gasolina, querosene, óleos, solventes, G.L.P., thiner, etc.). Apresenta boa resistência à abrasão e impacto. Temperatura: -40°C à 100°C.

- Pulsômetro– Possui alta flexibilidade, ótima resistência ao desgaste por granalha de aço, grão de areia e tem boa resistência à compressão. Apresenta baixa absorção de água. Temperatura: -40°C á 70°C.

- Atóxica– É a borracha utilizada na indústria alimentícia, usinas de açúcar e ambientes de alta higienização. Apresenta boa resistência à abrasão, impacto e corte. Temperatura: -40ºC à 120ºC

Caso você esteja interessado em adquirir algum piso ou lençol de borracha, estamos com uma promoção em nosso site em praticamente todos os rolos. Clique aqui e confira!
Um abraço!