Os pisos de borracha nas acadêmias; o que preciso saber?

Os pisos de borracha nas acadêmias; o que preciso saber?

Os pisos de borracha tem como uma de suas principais funções prover segurança a quem ou que nele se encontra. O faz de diferentes maneiras: absorvendo e evitando impactos, provendo conforto acústico, dentre outras maneiras. As razões para a sua escolha variam dependo do lugar de atuação e nas acadêmias não é diferente.

Devidamente introduzidos, podemos falar dos porquês de os pisos de borracha serem tão requisitados e comuns de serem vistos revestindo o chão das academias. São basicamente dois à primeira vista:

1°. Evitam possíveis danos aos aparelhos de musculação, como quando pesos são largados de certa altura contra o chão, amortecendo o impacto;

2°. Evitam danos ao piso inferior em situações como a citada no item anterior;

Esses dois motivos são os que geralmente justificam a sua utilização. Porém, há mais.

Por que optar pelos pisos de borracha?

Há tempos que os tatames estão sendo substituídos pelos pisos de borracha em estúdios de dança, yoga ou demais atividades, devido não só pelo amortecimento como citado anteriormente, mas também pela sua durabilidade, que vai muito além da vida útil dos tatames; sua facilidade na limpeza (não encarde); sem contar que, dependendo do ambiente, caso a umidade seja alta, a mesma põe em risco a funcionalidade do E.V.A dos tatames. Claro que essas vantagens também são refletidas nas academias.

Falando mais especificamente sobre a umidade, mesmo que o local seja arejado, o suor dos exercícios somados a alta circulação de pessoas faz com que ocorra um aumento na temperatura ambiente, causando assim, um umedecimento do chão e paredes. Por isso a importância dos pisos de borracha, além de alguns tipos apresentarem maior resistência a umidade que outros, o fator antiderrapante faz com que os movimentos dos exercícios não terminem em deslizes e possíveis acidentes.

Também referente aos movimentos, o piso de borracha faz com que o pisar no chão seja mais leve que em um piso normal, pois amortece também esse tipo de impacto. Torna assim, os impactos mais suaves e o exercício mais proveitoso.

Sua instalação e remoção são também duas das vantagens. Nos pisos, uma camada fina de cola basta para a instalação completa; sem contar que, logo após a instalação, o mesmo está pronto para ser usado. E utilize-o sabendo que, caso em determinado momento for preciso realoca-lo, esta tarefa será feita sem enormes dificuldades. (caso você deseja realizar a instalação pessoalmente, deixamos aqui o link para o vídeo “Como instalar/colar pisos de borracha corretamente?” em nosso canal no youtube; confira também nosso post sobre a instalação dos pisos, clicando aqui).  

Resumo (e mais um pouco):

Vamos revisar as vantagens em tópicos:

  • alta resistência a impactos;
  • alta durabilidade;
  • facilidade na limpeza;
  • maior resistência a umidade;
  • fator antiderrapante;
  • fácil instalação/remoção;

Agora uma das vantagens mais proveitosas:

  • a diversidade de modelos, dando uma cara nova para a sua acadêmia;

Confira alguns dos exemplos de pisos de borrachas utilizados nas acadêmias. Caso tenha interesse, clique na frase abaixo das fotos para acessa-los em nosso e-commerce:


Piso rubberkap preto com cinza 5,0mm x 1,00 (metro)


Piso emborrachado 50X50cm 15mm (verde)

Um abraço!

Deixe uma resposta